"Sujeito à Guincho" ou "Sujeito a Guincho?" Qual a forma correta??

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011


Conhecer,observar,discutir a forma padrão não implica em desrespeitar o saber linguístico prévio de cada um, pois ele não será substituído, e sim, ampliado e enriquecido por convenção coletiva, assim neste escopo, permitindo a cada pessoa escolher a língua funcional adequada em cada situação, mas levando também em conta o sentido lógico da frase.

Sendo assim as duas frases estão erradas com ou sem crase, observei que em alguns blogs colocaram "sujeito a Guincho de forma correta e somente explicaram pela perspectiva do uso da crase, porém a palavra que indica ação seria mais apropriado, veja abaixo:


Estar sujeito a guincho. Certo: Estar sujeito a guinchamento.
Um automóvel, quando estaciona em local proibido, fica sujeito a guinchamento, que é a palavra que indica ação. Guincho exprime o objeto. Pois bem! em muitas cidades Brasileiras ainda passam por despercebida essas placas de alerta.

Finalizando a palavra, guincho, no caso acima, é o objeto; o equipamento que, conduzido, produz a ação de guinchamento. Portanto nossos veículos, refratários ao aviso em questão, não estão sujeitos ao objeto guincho, mas a ação que se realiza através dele. Neste caso o correto seria Sujeito a guinchamento.

3 comentários:

{ Jerry } at: 26 de dezembro de 2013 às 04:40 disse...

Gostei da aula de hoje, aprendi muito, eu que trabalho com placas, tenho que ficar muito atento nas escritas.

{ Unknown } at: 2 de junho de 2014 às 16:56 disse...

Se a placa estivesse: Sujeito ao guincho, já que ele é um substantivo masculino não seria certo? Pois quem está sujeito está sujeito a alguma coisa ou a alguém. Sujeito à multa. Multa é feminino, logo Sujeito a+a(à) multa! Sujeito a +o (ao) guincho. Que depois seria ao guinchamento, mas antes do guinchamento viria o Guincho. Então, sujeito ao guincho. Essa minha lógica procede? Obrigado!

{ Linguista } at: 3 de junho de 2014 às 07:58 disse...

Uma melhor colocação para suas dúvidas seria essa amigo (Unknown) Não estacione! Sujeito a GUINCHO. Nada pode estar sujeito a um objeto que, neste caso, é o guincho, mas sim a uma ação, que seria a de guinchamento. Em outras hipóteses, os que transgridem a lei penal estão sujeitos a prisão, mas não a preso; se a transgressão for grave, podem até estar sujeitos a banimento, mas não a banido; como também, uma latinha de cerveja, no freezer, está sujeita a congelamento, mas não a gelo. A frase inicial, corretamente grafada, ficaria assim:

Não estacione! Sujeito a GUINCHAMENTO.

Postar um comentário