Haja Visto ou Haja VIsta ?

sábado, 22 de dezembro de 2012 0 comentários

Haja vista representa uma expressão que, de acordo com a forma adequada, somente é expressa no feminino.
Por certo você tem interesse em ampliar seu conhecimento, haja vista a importância das habilidades requisitadas pela linguagem escrita, não é verdade?
Pois bem, como pôde perceber, há no enunciado uma expressão em destaque (haja vista) que representa o alvo de nossa discussão. Para tanto, analisemos outros enunciados em que essa mesma expressão se evidencia, só que flexionada. Observe:

A expressão “haja vista” se caracteriza como a adequada, pois, independentemente de quaisquer pormenores, apresenta-se como invariável.

Fazendo uma analogia entre os enunciados linguísticos, cumpre dizer que a expressão “haja vista” representa uma expressão verbal perifrástica, ou seja, desenvolvida, e que equivale à forma sintética “veja”. No que tange ao verbo haver, ele está flexionado e demarcado pela terceira pessoa do imperativo afirmativo.   
Assim, mediante tais pressupostos, torna-se imperioso ressaltarmos que a referida expressão somente se considera adequada quando está expressa no feminino, visto que equivale à “vista”, com o sentido de “olho”, e quando se mostra isenta de qualquer flexão (invariável, portanto). Logo, opte sempre por ela:
Haja vista os conhecimentos aqui adquiridos, faça bom uso deles sempre que necessário for.



fonte: Brasil Escola.